Que culto demorado!

Que culto demorado!

Que culto demorado! Ei, você tem ouvido muito essa frase nesses últimos anos, meses, semanas e dias…? Talvez a frase tema desse artigo possa ter trazido à sua lembrança outras, sim outras bem semelhantes e correlacionadas, que tal “que pregação grande”, “que mensagem demorada”… Mas antes de qualquer ação defensiva ou acusatória, que tal partir do que a Bíblia diz sobre o assunto? Vamos ler nosso texto base:

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. (Rm 12:1)

Culto significa adoração, veneração, dedicação. Racional se refere à razão, nossa capacidade de raciocinar. Em Romanos 12:1, isso representa nossa mente, nossos pensamentos e nossa vontade. Por isso, culto racional significa adoração que vem de nossa vontade e nosso entendimento. ¹

O culto racional é a adoração sincera a Deus, oferecida de boa vontade. Quando obedecemos a Deus de coração, oferecemos culto racional a Ele. ¹ O culto, de breve ou longa duração, deve ser de qualidade, pois não podemos perder a preciosa oportunidade. ²

Mas não reclamamos quando gastamos tempo com o que julgamos ser relevante

Mas se tudo isso é verdade, porque em nossos dias a racionalidade dos crentes os tem distanciado dos cultos (seja no templo ou em outros locais)? Uma pergunta realmente relevante.

Mas vamos a algumas possibilidades:

Tempo

As pessoas em nossos dias gastam tempo com aquilo que consideram importante, essencial, relevante, indispensável. Convenhamos que ninguém se dedica a algo que não considera relevante. É agora que convido você a lembrar das frases que marcam as linhas iniciais deste artigo. Será que os crentes de nossos dias estão considerando o culto a Deus e a exposição da Palavra de Deus algo dispensável, irrelevante, de menor importância? Será? Você costuma reclamar de tudo que considera indispensável e relevante? Imagino que não, então podemos conjecturar que as pessoas que sempre reclamam dos cultos estão distantes da verdade, da vontade de Deus, estão enganando a si mesmas ao imaginar que estão oferecendo seus corpos em sacrifício agradável a Deus durante os cultos.

Entretenimento

As pessoas em nossos dias, não estão interessadas em servirem a Deus, em prestarem culto a Deus. No íntimo, desejam ser agradadas, supridas, “cultuadas”. A famosa frase: “o culto é para Deus e não para você” tem que ser cada vez mais lembradas. Infelizmente nossas mentes estão procurando se satisfazer a todo custo, e isso tem atingido em cheio nossa visão e entendimento prático sobre cultuar ao Soberano Senhor das nossas vidas.

Mas vejamos um agravante entre as frases; que culto demorado e que pregação demorada! Opa, existe diferença entre elas? Sim, a primeira se refere ao culto como um todo, ao conjunto da obra. Enquanto a segunda tem íntima e direta relação com a palavra de Deus entregue à congregação, com a reflexão que está sendo entregue à igreja. Enquanto a primeira despreza todo o conjunto, a segunda despreza a voz do Soberano Deus e Senhor aos seus servos. Sim, muitos até gostam dos louvores, das orações, mas não querem dar ouvidos à voz do Espírito Santo. Sim, muitos não mais suportam nem mesmo as leituras bíblicas de mais de 5 versículos no culto ! Pode ter certeza que haverá quem diga: “Não precisa ler tantos versículos para início de uma mensagem”, “Se a leitura inicial é tão grande, imagine a mensagem”.

Aí começa a escolha dos prediletos ou preferidos.

Alguns começam a escolher em quais cultos vão com base em quem canta ou prega. Lembre-se de que o culto é para Deus, não para nós! Se na prática fosse assim, todos os cultos estariam repletos de pessoas prontas a cumprir Romanos 12.1-2.

Bom, acho que já escrevi o suficiente, e se você estiver acessando pelo Smartphone, esse texto vai aparecer muito maior do que realmente é. Se chegou até aqui, parabéns, você é um diferencial. Quero ainda propor que leia mais alguns versículos bíblicos:

2 Timóteo 4: 3-4. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.

2 Timóteo 3: 1-8. Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, Sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes. São estes os que se introduzem pelas casas e conquistam mulherzinhas sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos. Elas estão sempre aprendendo, mas não conseguem nunca de chegar ao conhecimento da verdade. Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé.

Quais aplicações você faria com base nestes versículos da carta de Paulo a Timóteo? Tire um tempinho para refletir neles.

Conclusão

Eu concluo que não tenho como pedir: “Senhor se tem algo a dizer para esses aqui presentes no culto, faça durante os 20 minutos de mensagem bíblica, porque se passar disso eles vão embora.”

Que a graça de nosso Senhor nos ajude a cumprir o desejo de Deus.

Fonte:
Portal IAP – Pr. Ajadil Queiroz, responsável pela IAP em Taquarussu (MS).

Referências:
1 https://www.respostas.com.br/culto-racional-significado/
2 “Um culto santo para o Deus Santo”, pg. 332, Gráfica e Editora A Voz do Cenáculo.

Sharing is caring!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.