Estamos na estação mais colorida do ano, e este mês damos um enfoque maior a cor rosa, por isso o denominamos Outubro Rosa. Tal movimento teve seu início na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Sua observação anual tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância de se detectar a doença logo em seu início.

Por essa razão que no mês de Outubro toda a atenção está voltada a mulher. Quem é mulher sabe, como que por natureza, que a mulher tem uma percepção especial do perigo que a cerca. Quando ela é mãe então, daí que esta percepção fica mais aflorada. Ela está sempre à frente de tudo o que pode trazer riscos aos seus filhos; pensando assim, podemos entender o porquê as mulheres se cuidam mais em questão de saúde, elas são bem mais preventivas [1].

Ao ler mais este texto você pode até pensar “poxa, esse assunto de novo, todo ano”. Sim, vamos tocar neste assunto. Ainda mais nesta época que vivemos, em que há um alto índice de casos de câncer de mama [2]. Atualmente, quase todas as pessoas já tiverem um caso de câncer na família, ou conhecem alguém que está passando ou passou por essa experiência ruim.

Relacionado: Saúde da Mulher – Orientações médicas sobre o câncer de mama na IAP de Piedade.

Em provérbios 31, temos a descrição da mulher sábia, virtuosa que edifica o seu lar, sabe administrar, cuidar, manter, fazer crescer, harmonizar todas as coisas em seu lar físico. Dentro dessa ideia, afirmamos que nosso corpo também é um lar, mas do Espírito Santo (1 Co 6:19) e temos que ter o mesmo cuidado, pois acolhemos nele o que há de mais precioso, a própria Trindade que habita em nós (Jo 14:23). Temos que cuidar bem deste lar, tirar toda a sujeira, consertar o que precisa ser arrumado, colocar as coisas no lugar e manter tudo em ordem.

Dicas para se prevenir contra o câncer de mama

Para que haja sucesso nesta missão, seguem algumas dicas. A ordem não altera o resultado desde que sejam feitas em conjunto:

  • 1º tenha uma alimentação saudável e equilibrada,
  • 2º pratique atividade física,
  • 3º realize os seus exames regularmente,
  • 4º faça o autoexame das mamas,
  • 5º tenha um profissional de referência,
  • 6º busque informações confiáveis
  • 7º tenha seu momento de devocional.

Cabe a cada uma de nós fazer o autoexame todo mês, de modo que ficará cada vez mais fácil de reconhecer algo anormal no próprio corpo, caso apareça. Hoje não nos faltam informações de como fazê-lo, pois temos vídeos, folders, imagens, palestras… Enfim não há desculpas para não realizar o autoexame. Faça durante o banho ou ao se deitar. O melhor dia é logo após o período menstrual, pois antes dele não será difícil encontrar alguns nódulos em algumas mulheres, mas logo após a menstruação, desaparecem. Para mulheres que estão na menopausa é recomendado escolher uma data e sempre realizar o autoexame no mesmo dia, todo mês, para manter o controle.

Então para que a sua vida não perca as cores, vamos cuidar daquilo que o próprio Deus nos confiou para cuidar, o nosso corpo, que é a Sua morada. Este é o nosso toque para você com muito carinho. Compartilhe com suas amigas e vamos todas juntas tornar este mês cor de rosa.

Elaine Braz Silva é Enfermeira Auditora clínica, especialista em saúde da família.

Fonte:
Alemportal – Elaine Braz Silva
[1] Revista Veja: Mulheres cuidam mais da saúde do que homens
[2] Saúde – iG Incidência de câncer de mama no Brasil aumenta 2% a cada ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.