Quais são seus ídolos?

Muito mais que estátuas…

Uma vez eu achava que idolatria era idolatrar estátuas e objetos, mas hoje eu percebo que idolatria é um pecado que eu (e muitos outros cristãos) lutam contra.

Qualquer coisa pode ser um ídolo

Qualquer coisa que nós colocamos antes de Deus e antes de ter um relacionamento com Ele é um ídolo que tirou Deus como nossa prioridade principal.

Então um ídolo pode ser um objeto? Sim, pode ser seu telefone ou computador. Pode ser o seu dinheiro.

Uma pessoa pode ser um ídolo? Sim, pode ser seu namorado ou namorada, alguém muito popular que você está tentando impressionar ou uma celebridade que você ama.

Um ídolo pode ser também algo menos concreto, como a ideia de sucesso, poder ou popularidade. Pode ser a ideia de ter um futuro perfeito casamento ou filhos ou uma casa bonita.

Todas essas coisas sozinhas não são problemáticas, mas quando nós deixamos que elas tomem a prioridade de Deus em nossas vidas, então é aí que os problemas começam.

Identificando ídolos

Como você pode saber se uma coisa boa em sua vida está se tornando um ídolo? O melhor teste é analisar como você toma as decisões da sua vida.

Comece olhando as grandes decisões. Por que você quer trabalhar futuramente nesse emprego? Se é para ser muito rico, talvez o dinheiro seja um ídolo. Se é porque você quer ser famoso, então talvez você seja seu próprio ídolo.

Então, olhe para as decisões que você toma todo dia. Você escolheu uma festa ao invés do grupo de jovens por cinco semanas seguidas? Popularidade pode ser um ídolo. Jogar no celular está tomando o seu tempo da oração? Seu telefone pode ser um ídolo. Você está namorando alguém não cristão simplesmente porque você não quer ficar sozinho? Romances e relacionamentos podem ser seus ídolos.

As coisas que você prioriza na sua vida vão impactar as decisões que você toma, então olhe de outra maneira e descubra o que faz com que você tome essas decisões e descubra quais são os ídolos em sua vida.

Combatendo a idolatria

Se você percebeu que a idolatria é um problema para você, não se preocupe! Você não está sozinho. Muitos cristãos, como eu, têm batalhado contra a idolatria em algum momento. E é possível lutar contra idolatria e colocar Deus como centro da sua vida novamente.

Primeiramente, ore. Peça perdão para Deus por algo ter tirado Ele do lugar central em sua vida, e peça a ajuda dEle para devolvê-lo ao lugar principal. Depois, tome providências para remover esse ídolo. Em algumas situações isso vai ser fácil. Desligar o telefone em alguns momentos, tirar todos os pôsteres de celebridades e passar tempo com amigos de verdade. Mas, em outras situações, isso pode ser difícil. Deixar uma ideia de como você gostaria que a sua vida fosse, por exemplo, pode ser muito desafiador.

Nessas situações vire-se para a palavra de Deus e para o povo dele. Lembre-se da Sua bondade e das coisas boas que Ele te deu. Observe o caráter perfeito de Deus e lembre-se porque Ele merece ser sua prioridade principal. Ele deu tudo por você, então é simplesmente direito que você dê tudo para Ele.

Finalmente, você pode experimentar falar com alguém que você está lutando contra a idolatria. Peça suporte para essa pessoa e conte sobre o que você está passando. Ter uma pessoa assim em sua vida é um presente de Deus que vai lhe ajudar na luta contra seus ídolos diariamente.

Fonte:
Guia para o jovem cristão via Sou da Promessa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.